sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dicas da UMA

Vai pegar a estrada no fim de semana? Confira as dicas que a UMA preparou para Você.

Seja para aproveitar um feriado ou mesmo para visitar familiares e amigos no final de semana, não há nada mais desagradável do que ficar parado na estrada esperando por socorro mecânico ou ser vítima de um acidente. Dados da polícia rodoviária revelam que aproximadamente 20% dos acidentes de carro nas estradas são causados por falha mecânica. Portanto, para evitar contratempos e até situações mais perigosas, o motorista deve ficar atento a um detalhe importante: a revisão do veículo.
Abaixo segue uma lista de itens que a UMA preparou pra você e que devem ser checados antes de pegar a estrada

 vale ressaltar que as dicas também servem para os carros seminovos e zero-quilômetro. 

* Óleo: Verifique o nível do óleo do motor, se é hora de substituí-lo, bem como o fluído de freio e seus filtros. O ideal é trocá-los a cada 5 mil quilômetros, mas fique atento sempre ao nível do óleo e peça para o frentista verificá-lo a cada parada no posto de combustível, mesmo que a substituição desses itens estiver próxima, não existe nenhum problema em antecipar.
* Pneus: Verifique se o pneu está “careca” ou muito desgastado. Se estiver, é hora de trocá-los, pois existe o risco de estouro durante o percurso. Cuide da calibragem dos pneus, e fique atento, pois cada modelo exige uma pressão diferente (contido no manual de manutenção do carro). Outro ponto importante é ver qual foi a última vez que você fez o alinhamento e o balanceamento, o que evita que o veículo fique “puxando” para um dos lados.
* Equipamentos: Checar se os itens de segurança como triângulo, macaco e chave de roda estão em perfeitas condições de uso.
* Sistema elétrico: Verificar principalmente as luzes das lanternas, faróis, entre outras. Substituir as lâmpadas queimadas ou que apresentarem mau funcionamento. O procedimento é rápido e pode evitar acidentes e multas, já que a legislação brasileira de trânsito não permite o tráfego com luzes queimadas ou com mau contato.

 * Vidros e limpadores: Esses itens são de grande importância, para garantir a boa visibilidade na ocorrência de chuvas. Mantenha o pára-brisa limpo ou lave antes de sair de casa e verifique se os limpadores estão em perfeito estado de funcionamento. Caso as palhetas do limpador estejam gastas ou fazendo barulho na hora da limpeza, é hora de trocá-las.

“Manter o carro em perfeito estado de funcionamento, é fundamental para garantir a segurança na hora da viagem. Além disso, o motorista precisa estar descansado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas”,
Siga bem com as dicas da UMA e boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário