terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Teste Simples para Verificar a Quantidade de Álcool na Gasolina



Muitos problemas que afetam o bom funcionamento do motor de seu carro estão relacionados com a qualidade do combustível usado por ele e na hora de fazer um diagnostico em um veiculo não se pode ignorar esta informação. Quem nunca ouviu esta frase “Meu carro estava ótimo, foi só abastecer naquele posto que ele começo a falhar”. A Gasolina adulterada pode causar inúmeros problemas no seu carro: falhas, baixo desempenho, consumo excessivo, queima da bomba de combustível, diminuição da vida útil do filtro de combustível, entupimento dos bicos injetores e até mesmo a quebra do motor.
São muitas as substancias usadas para “batizar gasolina” e entre elas esta incluso o álcool. No Brasil a Gasolina pode ter uma adição de álcool de no máximo 24% e um volume acima disto já é considerado adulteração. Para verificar se o teor de álcool não esta acima do normal existe um teste muito simples e que vamos explicar passo-a-passo para você:

Teste Para Verificar o Teor de Álcool na Gasolina

1- Tenha em mãos um recipiente transparente e graduado com no mínimo 500ml, se for uma proveta a visualização fica melhor.

2- Coloque neste recipiente 100ml de gasolina retirados do tanque do carro a ser testado.

3- Adicione a esta gasolina 100ml de agua.

4- Agite bem até que os líquidos se misturem,

5- Deixe o recipiente em repouso sobre um lugar plano e nivelado e aguarde que a gasolina se separe, até apresentar claramente dois fluidos de coloração diferente.

6-Após a separação dos líquidos, vai haver na parte de baixo uma mistura de álcool e agua, meça o volume desta mistura e subtraia 100ml que representa a agua que foi adicionado inicialmente.

O que sobrar após a subtração da agua é a quantidade de álcool que foi adicionada na gasolina testada, lembrando que o valor correto deve ser aproximadamente 24ml, ou seja, 24% dos 100ml de gasolina retirados do tanque.

Lembrado que este teste funciona quando a desconfiança de que a adulteração foi feita com álcool, pois existem adulterações mais difíceis de serem detectadas feitas com a adição de solventes, para estes caso os testes realizados são mais sofisticados e geralmente realizados em laboratórios especializados.

Já teve problemas com combustível adulterado? Comente !

Nenhum comentário:

Postar um comentário