sábado, 18 de agosto de 2012

McLaren revela X-1 em Pebble Beach

Modelo único foi criado sob encomenda para anônimo
McLaren 
O que fazer quando já se tem (ou sabe-se que terá) um McLaren F1, Mercedes-Benz SLR McLaren e um MP4-12C na garagem? Que tal procurar uma fabricante e pedir que ela faça um modelo único e exclusivo só para você? Foi o que um "entusiasta anônimo" fez. E hoje a McLaren Special Operations (MSO) revelou sua criação na Califórnia (EUA), no encontro de carros Pebble Beach.
McLaren
O esportivo em questão foi batizado de McLaren X-1 e usa como base o MP4-12C. A "encomenda" foi feita há três anos, quando o cliente sem nome revelado conversou diretamente com o chairman da empresa, Ron Dennis. À época, o 12C nem mesmo havia sido lançado. "Ele queria um carro com a capacidade do 12C, mas em uma carroceria única, que refletisse necessidades e personalidade", divulga a McLaren.
McLaren 
Em três horas de conversa, o cliente definiu como queria seu automóvel. Ele deveria ter inspiração em clássicos como Buick Electra 1959, Mercedes-Benz 540K 1939, Citroën SM 1971, Chrysler D'Elegance Ghia 1953 e Facel Vega 1961. Também tinha usar referências de estilo de outros segmentos como um relógio da marca Jaeger LeCoultre e uma caneta Thomas Mann Montblanc, um piano de cauda e, pasmem, uma berinjela!
McLaren
O pedido foi encaminhado a três projetistas que disputaram com designers de fora da McLaren pela preferência do cliente. Por fim, o desenho do coreano Hong Yeo foi o escolhido. O resultado é esse esportivo estiloso e retrô que você vê - ele tem um "quê" de Batmóvel, não tem, não?
McLaren
Interior tem detalhes em fibra de carbono e contraste das cores preta e vinho
O X-1 tem 4,658 m de comprimento e 2,097 m de largura, o que o deixa 10,9 cm maior e 18,8 cm mais largo que o MP4-12C com o qual compartilha a altura: 1,199 m. O motor também é o mesmo do "irmão", um V8 biturbo de 625 cv. Mas detalhes sobre o desempenho não foram informados.

O que se sabe é que ele tem painéis de fibra de carbono na carroceria, faróis e lanternas exclusivos e rodas personalizadas, que ficam "escondidas". Seu peso chega a 1.400 kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário