domingo, 29 de julho de 2012

Novo Gol e Voyage: entenda alguns termos desses lançamentos

A cada dia o automóvel recebe inovações tecnológicas que permitem mais segurança, conforto e facilidade na condução. Você sabe para serve cada uma dessas tecnologias denominadas com termos estrangeiros?
 
 
 
 
Veja preço deste Volkswagen Gol G5
 

Vou aproveitar o lançamento dos novos Gol e Voyage para ajudar você a entender melhor os novos termos, conceitos e funções. Vamos lá!

"Comfort Blinker"
Basta o motorista realizar um simples toque na alavanca de seta, indicando a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente, para que o sistema acione a seta por três vezes seguida, indicando a intenção de troca de faixa. Algo inédito nas categorias do Novo Gol e Voyage no mercado brasileiro e que recebe o nome de “Comfort Blinker”.

"Tilt Down"
Outro recurso que é novidade no segmento do Gol e Voyage é a função "Tilt Down", presente em modelos como Polo e Golf, regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente. O “tilt down” ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio.

Novo Volkswagen Gol

"Trunk High Floor"
Já o Novo Voyage agora pode ser equipado com o recurso do piso elevado do porta-malas. Esse sistema funcional, que permite a melhor distribuição de malas e aproveitamento do espaço do bagageiro, é semelhante ao utilizado no Passat Variant e é outra exclusividade no segmento.

Denominado “Trunk High Floor”, ele permite um segundo nível no bagageiro, de forma que é possível acomodar objetos tanto embaixo quanto em cima dessa divisória, o que facilita muito a vida em situações corriqueiras do cotidiano. Nos supermercados, por exemplo. Com o piso elevado é possível separar os pequenos objetos e acomodá-los sob a tampa, para que estes não se espelhem pelo porta-malas. Já os volumes maiores podem ser alocados sobre a tampa. Esses são apenas alguns exemplos das novidades e suas definições.

Novo Volkswagen Gol

"Emergency Stop Signal (ESS)"
Para terminar. garantindo a segurança de todos surge o ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado. O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente, sinalizando ao motorista do carro que vem atrás que o Novo Gol está tendo uma desaceleração acentuada e exige cautela, para evitar colisões.

Após essa frenagem, com o veículo em estado estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou, sempre orientando da melhor forma o motorista que vem em seguida. Se o motorista acelerar e tirar o carro da inércia, as luzes de pisca-alerta se apagam automaticamente, sinalizando que o veículo encontra-se novamente em movimento e em processo de aceleração, sem risco para o motorista de trás que trafega na mesma faixa.

Novo Volkswagen Gol

Fonte: Coluna Mecânica Online - por Tarcisio Dias
Tarcisio Dias é técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista. É gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário