O capacete é um dos acessórios de segurança mais importantes do condutor. Além de proteger a sua cabeça contra impactos em caso de queda e evitar traumatismos, ele também demonstra o estilo do motorista.
A maior incidência de pancadas em um acidente de moto ocorre na cabeça, onde a lateral esquerda do queixo recebe 15% das pancadas e a lateral direita, 18%. Assim, é recomendado o uso de capacetes fechados, que protegem toda a cabeça.
O capacete fechado é o mais seguro, contando com uma proteção total. No entanto, pode atrapalhar com o calor gerado em cidades mais quentes. Os capacetes abertos são mais utilizados em cidades litorâneas, onde o clima é mais quente. A desvantagem é que ele deixa uma parte grande do rosto vulnerável à pancadas.
Os capacetes híbridos são uma boa alternativa. Se tratam de capacetes fechados que podem ter a frente deslocada, tornando o capacete “aberto”. Assim, é adaptável para cada tipo de situação. Há também o capacete coquinho, proibido no Brasil por só proteger o topo da cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário