quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PSA Peugeot Citroën apresenta carro movido a ar comprimido



O grupo PSA Peugeot Citroën apresentou nesta terça-feira (22) um novo tipo de carro híbrido: ao invés de eletricidade, o Hybrid Air usa ar comprimido como segunda fonte de propulsão, em conjunto com um motor movido a gasolina. Segundo a empresa, a tecnologia permite que veículos compactos como Citroën C3 ou Peugeot 208 emitam apenas 69g/km de CO2.
O Hybrid Air é composto por um motor convencional acoplado a uma transmissão epicíclica (composta por uma engrenagem central ligada a um eixo central e com várias engrenagens planetárias ao redor da engrenagem central), assistido por um motor hidráulico alimentado por ar comprimido. Um compressor e uma bomba de ar, estimulados pela frenagem regenerativa, enchem o compartimento de ar comprimido.
O carro pode ser movido somente por gasolina ou por ar comprimido – ou pela união dos dois, como num híbrido elétrico. Segundo a PSA, a propulsão a ar comprimido é destinada ao uso urbano, funcionando (quando há carga) até os 70 km/h e disponível por 60% a 80% do tempo. A montadora também alega que a tecnologia melhora o consumo de combustível em até 45% em relação aos C3 e 208 convencionais, enquanto a autonomia por ser ampliada em até 90%.


A PSA estima que os primeiros modelos de produção equipados com a tecnologia Hybrid Air serão lançados em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário