segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Marssey Diesel e Bereta Diesel dão dicas aos propietários de Trator

Quem trabalha no campo com tratores precisa ficar de olho na manutenção do seu equipamento. Fazer uma verificação antes de utilizar o veículo e olhar algumas peças, não faz mal a ninguém e ainda ajuda a preservar seu patrimônio.
Existem algumas dicas básicas para manter as boas condições de seus tratores. Leia abaixo importantes precauções que você pode tomar todos os dias e manter o bom funcionamento do seu veículo.

Motor 
Todos os dias, antes de iniciar os trabalhos com a sua máquina é recomendado fazer a drenagem da água e impurezas que ficam acumuladas no filtro sedimentador. Para fazer essa limpeza você só precisa soltar o bujão de dreno e deixar a água escorrer um pouco e fechar novamente.
Além disso, é sempre bom verificar o nível do óleo do motor, se estiver faltando complete. Se o óleo começar a faltar com regularidade, pode ser que exista um vazamento que precise de manutenção.
Se o seu trator for novo e estiver passando pela fase de amaciamento (entre as 200 e 300 primeiras horas) evite trabalhar em marcha lenta durante muito tempo. Não ultrapasse os limites máximos de rotação e sempre que der, troque as marchas durante o trabalho.
Caso seu trator seja do tipo turboalimentado, nunca acelere de maneira brusca o motor no momento em que ele for ligado. O motivo para não fazer isso é a demora do óleo para chegar até o turbocompressor, que pode resultar em sérios danos ao motor e ao turbo.
Quando for desligar o motor, deixe-o por alguns segundos em baixa rotação e depois desligue-o, para evitar o mesmo tipo de problema citado acima. Nunca utilize o trator sem a sua válvula termostática ou com ela inoperante. O motor pode superaquecer e fundir, o que causaria um prejuízo extremamente caro.

Filtros de ar
Os filtros de ar exigem alguns cuidados especiais. O primeiro é executar a manutenção quando a luz de alerta acender no painel. Quando isso acontecer a primeira coisa é observar, caso o trator esteja sendo usado, é ver se o motor perde rendimento.
Caso isso aconteça é preciso parar para não superaquecer ou prejudicar ainda mais o motor. Verifique se os filtros de ar não estão obstruídos ou tampados. Isso pode ajudar a solucionar o problema.
Se nenhuma dessas ideias funcionar, o problema provavelmente é mais grave. Nesses casos é preciso procurar manutenção especializada para verificar qual é o problema. Vale dizer que o filtro de ar secundário do trator deve ser trocado sempre que o filtro principal for removido. O período de validade desses filtros é de 1 ano, ou seja, deve-se efetuar uma troca de filtro por ano.

Óleo, Filtro e Graxa

Quando for realizar a troca de óleo e graxa, é preciso tomar certos cuidados. O óleo drenado do motor está aquecido e precisa ser manejado com cuidado para evitar ferimentos e queimaduras.
Além disso, esse óleo precisa ser armazenado de maneira adequada para evitar poluição e contaminação da água. Tome cuidado para nunca deixar que o óleo do seu trator fique abaixo do mínimo especificado.
O mesmo vale para graxa. Observe sempre se as juntas do trator estão bem lubrificadas e se a graxa está em bom estado. Fique sempre atento a esses detalhes.

Transmissão e Embreagem
É importante ressaltar que essas peças se desgastam com o tempo e que precisam ser trocadas com alguma freqüência. Mas algumas dicas são válidas para que essas engrenagens durem mais.
A primeira delas é nunca fazer a mudança do grupo de velocidades com o trator em movimento. Isso exigirá mais esforço do motor e desgastará mais as peças.
Preste sempre atenção na folga do pedal, quando ele atingir um nível em que parecer frouxo, é preciso fazer nova regulagem para manter o bom rendimento do motor. Mantenha sempre a velocidade adequada para cada tipo de operação e mantenha marchas reduzidas nos declives e aclives.
Verifique sempre a lubrificação da guia da embreagem. O recomendado é que ela seja feita a cada 250 horas de trabalho.

Radiador
Para fazer a manutenção do radiador é preciso esperar que ele esfrie antes de abrir qualquer tampa. Caso essa recomendação não seja seguida, pode-se sofrer graves queimaduras.
Recomenda-se utilizar aditivos de acordo com a proporção recomendada pelos fabricantes. Sempre olhe se está misturando a quantidade certa de anticorrosivos e em regiões muito frias, de anticongelantes.
Nunca misture duas marcas diferentes de aditivos,os diferentes componentes químicos podem produzir reações. E por último mantenha-o sempre limpo, isso facilitará a movimentação da água.
Todas essas dicas citadas acima, mais a manutenção periódica (com especialistas) farão com que a vida útil do seu trator seja aumentada e ele renda sempre o esperado. São dicas simples que poderão evitar grandes dores de cabeça no futuro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário