domingo, 18 de novembro de 2012

RISCOS DE MANTER A CALIBRAGEM ERRADA


A pressão correta dos pneus é importante para sua segurança e economia

A partir de um levantamento feito nos eventos Pressão Certa pelo Brasil, a Michelin uma das maiores fabricantes de pneus do Brasil constatou que 45% dos motoristas rodam com a pressão fora dos limites recomendados. Cerca de 20% dos casos são considerados muito perigosos, com risco de rompimento do pneu a curto e médio prazo. Manter a pressão recomendada dos pneus é garantia de melhor performance e durabilidade de seus pneus além de ser essencial para sua segurança.

Por que é importante manter a pressão correta dos pneus?

             Uma pressão abaixo da recomendada reduz a durabilidade do pneu (em pelo menos 8.000 km), aumenta o consumo de combustível e favorece o risco de explosão e acidentes na pista.

Riscos da baixa pressão dos pneus
              A baixa pressão pode provocar uma redução de 30% na durabilidade do pneu. Quanto mais baixa a pressão, maior a velocidade de desgaste e maior a sobrecarga da banda de rodagem com o solo.
              A rodagem de um pneu com baixa pressão ocasiona uma deformação exagerada e um aquecimento anormal. A consequência é a degradação irreversível dos elementos que constituem o pneu, podendo provocar descolamentos internos e pode favorecer o risco de explosão do pneu.
              A baixa pressão também compromete a dirigibilidade do veículo, ou seja, provoca uma redução na precisão da direção, o que pode ocasionar acidentes graves.





Além disto, com a pressão mais baixa que a recomendada, a aquaplanagem surge em velocidades mais baixas que o normal.

Riscos da alta pressão dos pneus
            A área de contato com o solo diminui e reduz a aderência do pneu. Isto pode aumentar o risco de acidentes em casos de frenagem de emergência e ocasionar a perda da trajetória do veículo nas curvas, em alta velocidade.
          
          O pneu, que participa da suspensão do veículo, fica mais rígido, provocando uma redução do conforto ao dirigir, assim como um desgaste prematuro da suspensão.

Dicas de segurança da Borracharia do Borracha

  • Calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias ou antes de uma viagem.
  • Se um pneu perde mais que 1,5 PSI/mês, existe um risco de fuga anormal da pressão: verificar o conjunto pneu/roda com um profissional qualificado.
  • Nunca desinfle um pneu aquecido.
  • Ter tampas nas válvulas de todos os pneus.
  • Não esqueça de verificar a pressão do pneu estepe.
  • Depois de rodar com uma pressão muito baixa, nunca calibrar o pneu novamente sem verificar se seu interior apresenta alguma anomalia.
  • Um pneu inflado com nitrogênio deve ser verificado segundo as mesmas regras de um pneu inflado com ar. A utilização do nitrogênio não substitui a verificação quinzenal da pressão dos pneus.


Por: Alivaci Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário