sábado, 18 de agosto de 2012

Ônibus antigo vira loja de peças itinerante

Coletivo de 1970 abandou bancos para ganhar prateleiras e rodar pelo Brasil
Ricardo Sant'Anna
Ricardo Sant'Anna
Nos eventos, velho Scania se transforma em uma loja, com direito a tenda, estantes externas e internas
O tempo de percorrer estradas carregado com dezenas de pessoas passou. A pintura também já não brilha tanto quanto nas cores azul e amarelo que ostentava no início da década de 70 pelas estradas do Brasil a fora. Mas uma coisa esse Scania mantém desde sempre: o glamour. Agora este ônibus transporta duas, no máximo, três pessoas e milhares de peças para carros antigos.

Tudo graças à uma Idéia do ex-motorista de ônibus Sergio Antonini, aposentado que vive em Belo Horizonte (MG).”Esse ônibus pertenceu à duas grandes viações do Brasil, a Cometa e a extinta Transoto, até que eu o adquiri há pouco mais de doze anos”, explica Antonini. O modelo em questão é um Scania B 110 S dotado de uma carroceria Ciferal, uma das mais luxuosas da época.

Ricardo Sant'Anna
Bancos deram espaço à estantes carregadas de peças para todos os tipos de carros antigos
“Meu trabalho é vender peças de carros antigos em eventos do país inteiro, sobretudo na região de Minas Gerais, então resolvi facilitar o transporte de todo o material”, conta. Para isso, o ônibus perdeu todos os bancos voltados para passageiros e conta agora com prateleiras de ferro e iluminação por meio de lâmpadas residenciais.

Ricardo Sant'Anna
A pintura já não brilha tanto quanto antigamente, mas principais detalhes ainda permanecem a originais e estado é bom
“Só sobraram os bancos do chofer e do ajudante”, conta Antonini, que faz questão de frisar que todas as viagens são feitas ao lado do filho Eduardo. “É meu companheiro nas viagens que fazemos de 500 km e até 550 km por aí”, explica. O nome da família vai estampado no letreiro dianteiro e também em uma placa colocada na parte traseira do ônibus, que faz viagens longas com apenas um tanque de diesel.

Ricardo Sant'Anna 
Placa na traseira traz nome da família, enquanto interior ainda possui leito para descanso do motorista

Nenhum comentário:

Postar um comentário