quarta-feira, 15 de agosto de 2012

BMW C evolution: a terceira fase da evolução !!!

Image
     Quando em 2011 durante o “Innovation Day” em Munique – a BMW Motorrad apresentou a primeira versão da scooter elétrica eScooter, soubemos que teríamos de esperar algum tempo até podermos ver este modelo nas concessionárias da marca… mas a espera pode chegar ao fim, pelo menos para os europeus!
     Aproveitando a projeção dos Jogos Olímpicos, a BMW mostrou em primeira mão na capital inglesa, Londres, a última versão desta scooter elétrica, denominada agora de BMW C evolution.
     A C evolution é já a terceira fase no plano de desenvolvimento estabelecido pela marca alemã e, em Londres, a scooter ecológica já se mostra capaz de rivalizar com as concorrentes que utilizam motores a combustão convencionais.
Image
     A BMW Motorrad já fabricou até ao momento cinco unidades completamente funcionais da C evolution, unidades essas que passam por um rigoroso programa de testes, tanto em climas quentes como em climas mais frios, pois as baterias elétricas instaladas embaixo das carenagens futurísticas e esportivas, vão ter de aguentar uma utilização variada.
     De acordo com as últimas informações da BMW, a C evolution já é capaz de apresentar uma potência mínima de 11 kw, enquanto a potência máxima atinge atualmente os 35 kw, valores suficientes para uma condução divertida e que levam esta scooter a atingir facilmente os 120 km/h (limitados eletronicamente). Ainda o nível das performances em estrada, e comparando com rivais a combustão, a BMW anuncia uma aceleração comparável a qualquer maxiscooter de 600 cc… pelo menos!
     As baterias instaladas numa caixa de alumínio, caixa essa que faz parte do quadro hibrido da scooter e que inclui ainda todos os componentes eletrônicos para controlar o motor instalado no monobraço oscilante, são semelhantes às utilizadas pela BMW no automóvel i3, permitem uma autonomia de 100 km, autonomia essa que se mantém inalterada ao longo dos anos, mesmo sob condições atmosféricas adversas.

Image
    
     Mas se esta autonomia ainda não será o suficiente para o convencer que a C evolution é mesmo uma alternativa válida, então o sistema de recuperação de energia instalado recupera e armazena a energia automaticamente, e sempre que possível, quando o acelerador ou freios são acionados nas respetivas manetes.
     Assim, a autonomia pode aumentar um pouco mais, com a BMW anunciando um valor entre os 10 e os 20% mais, ou seja, a C evolution poderia atingir no limite os 120 km de autonomia.
     A BMW quer que a sua scooter elétrica fique rapidamente recarregada e pronta para o uso e, o sistema pode ser totalmente carregado (mesmo estando sem energia) em menos de 3 horas!
     Agora que entrou na sua terceira fase de desenvolvimento, a scooter elétrica da BMW, será um elemento chave na estratégia que a marca alemã pretende implementar nas estradas tendo em vista a mobilidade urbana sustentada no futuro, parece estar cada vez mais próxima de chegar as concessionárias da BMW européias.
por: Bruno Gomes – fonte:http://www.motociclismo.pt

Image

Nenhum comentário:

Postar um comentário