segunda-feira, 11 de junho de 2012

Formula 1, GP de Montreal 2012l

Hamilton é o 7º vencedor diferente de 2012; Grosjean e Perez fecham pódio

10.06.12 - Por Carlos Eduardo Garcia
Após um belíssimo final de prova em Montreal o inglês Lewis Hamilton se tornou o sétimo vencedor diferente em 7 corridas até aqui na temporada de 2012. Apostando em uma troca a mais de pneus para manter a borracha intacta no final da prova, ele teve de tirar cerca de 12 segundos para o então líder Fernando Alonso, que depois ainda caiu para a quinta posição. O pódio foi fechado pelo francês Romain Grosjean e pelo mexicano Sergio Perez.

A estratégia previa que os pneus permitiriam que os pilotos fizessem apenas uma parada nos boxes. Alguns até conseguiram, como Raikkonen, Perez e Kobayashi, mas quem parou um pouco mais cedo perdeu rendimento demais no final. Foi nessa que Hamilton aproveitou, já que os dois pilotos que brigavam com ele pela vitória, Vettel e Alonso, arriscaram uma parada apenas e ficaram para trás.

Os brasileiros ficaram devendo um pouco mais uma vez. Felipe Massa largou em sexto e se apresentou muito bem nas primeiras três voltas, passando Rosberg na pista e se aparecendo como um dos mais rápidos. Porém um erro na terceira volta atrapalhou seus planos e ele rodou sozinho na curva 1. Após cair para 12º ele fez boa corrida de recuperação mas também apostou em apenas uma parada e, após chegar a andar em quinto, foi apenas o décimo.

Bruno Senna não teve sequer como mostrar trabalho, já que em momento nenhum saiu das últimas posições. Em boa parte da prova ele andou atrás dos dois carros da Caterham, chegando em 17º no final, à frente de Petrov e Kovalainen.

A corrida

Realizada sob forte calor, e com temperaturas na pista, o GP do Canadá parecia estar nas mãos do pole Sebastian Vettel, que manteve tranquilamente a liderança na largada. Hamilton e Alonso o escoltavam com alguma distância e sem incomodar e o mais agressivo da pista era Felipe Massa. Agressividade demais resultou na rodada do brasileiro, que escapou da pista na curva 1 e caiu de quinto para 12º.

O brasileiro também acabou iniciando a rodada de pit stops, na volta 13, quando passou a usar os pneus macios. Logo depois Paul di Resta e Schumacher fizeram o mesmo, com Button parando na volta seguinte mesmo sendo o único piloto entre os primeiros que não estava usando o pneu super macio. Com Hamilton já colado em Vettel o alemão parou na volta 16, sendo que Hamilton faz o mesmo na 17 quando Alonso já estava em sua cola, com possibilidades de ultrapassagem.

Hamilton voltou na frente de Vettel mas perdeu posição para Alonso, que também parou na volta 19. Sem perder tempo, e aproveitando os pneus frios do espanhol, o piloto da McLaren aproveitou a asa móvel e sua boa velocidade de reta para recuperar posição em cima do piloto da Ferrari. Com o pit stop de Romain Grosjean na volta 21 ele assumiu a liderança. E abriu com muita tranquilidade para administrar a prova.

A boa corrida de recuperação de Felipe Massa passou a ser um dos destaques, quando o brasileiro foi galgando posições e chegou a ser novamente o quinto colocado. Quem também chamava atenção, até mais pela estratégia, era Raikkonen, Perez e Kobayashi, que retardaram sua parada o quanto puderam para que conseguissem fazer apenas uma troca de pneus. Raikkonen era o quarto colocado e Perez o quinto, sendo que na metade da prova eles estavam apenas cerca de 4 segundos atrás de Vettel, o terceiro.

Nas voltas 40, 41 e 42, o finlandês da Lotus e os dois carros da Sauber fizeram suas paradas únicas, com vantagem para Perez, que ganhou muito tempo com isso. Hamilton, Alonso e Vettel, um pouco mais espalhados e com diferença de cerca de 3 segundos entre eles, esperavam um pouco mais para tomar a decisão. Enquanto isso o alemão Michael Schumacher saía dos boxes com a asa traseira aberta e teve de abandonar.

A volta 50 foi um dos grandes momentos de decisão do GP do Canadá. Lewis Hamilton fez seu último pit stop no momento em que começou a perder rendimento dos pneus. Um leve atraso por parte da McLaren chegou a aumentar o risco dele perder uma vitória que estava destinada ao inglês. Mesmo assim ele voltou mais rápido que Alonso e em duas voltas ele já era cerca de 1 segundo mais rápido que o espanhol, que liderava o GP do Canadá.

Quando faltavam apenas 15 voltas para o final da corrida a McLaren avisou que Alonso não deveria mais parar nos boxes. Ele tinha uma desvantagem de 9 segundos e teria de apertar o ritmo para conseguir vencer. Com isso ele passou a ser cerca de 1 segundo mais rápido que Vettel e 1 segundo e meio mais rápido que Alonso. Vettel, Alonso e também Felipe Massa, que vinha mais atrás, optaram por não parar mais e passaram e ter ritmo muito ruim. O brasileiro chegou a ser superado por Perez, Rosberg e Webber e acabou fazendo uma troca tardia na volta 59, o que o jogou para a décima posição.

Ganhando terreno facilmente, Hamilton chegou em Vettel na volta 61, ainda sem espaço para passar no final da reta. Usando o DRS ele ganhou a segunda posição do alemão no giro seguinte e com isso já cruzou a 2 segundos de Alonso, em quem ele chegou no final da passagem. Na volta 64 Hamilton passou Alonso. Vettel resolveu trocar seus pneus, mas Alonso, teimoso, permaneceu na pista para perder posições ainda para Romain Grosjean, que terminou em segundo, Sergio Perez, o terceiro e para o próprio Vettel novamente, de tão lento que estava.

Hamilton, que não queria saber das disputas que aconteciam nas posições atrás dele e caminhou tranquilo para se tornar o sétimo piloto a vencer em sete corridas até aqui no mundial 2012. De quebra, ele passou de questionado a líder do campeonato, chegando aos 88 pontos contra 86 de Alonso e 85 de Sebastian Vettel, exemplificando mais uma vez o constante equilíbrio da atual temporada. Entre as equipes a Red Bull segue na liderança com 164 pontos contra 133 da McLaren e 108 da Lotus.

A próxima etapa do mundial é o Grande Prêmio da Europa, que acontece nas ruas de Valência no próximo dia 24 de junho.

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