quarta-feira, 4 de abril de 2012

Novo Siena 2013

 

Assim como os demais fabricantes, a Fiat optou por aplicar fermento na nova geração do Siena. A marca seguiu a tendência do segmento inagurada no Brasil pela Renault com o Logan em 2007. São modelos enquadrados como compactos em preço e que na prática têm tamanho médio. A receita foi seguida pela Nissan com o Versa e pela Chevrolet com o Cobalt no ano passado. Quem não deve estar muito satisfeito com isso é o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, pois suas equipes de engenharia e pesquisa não enxergaram a tendência futura do segmento no desenvolvimento da nova geração do Voyage lançada em 2008. No momento a única arma da marca alemã é a reestilização do modelo programada para este semestre.
Hoje o maior segredo em relação à nova geração do Fiat Siena são as medidas. O que pode ser um pouco saciado pelas fotos, pois nota-se que o futuro sedã está bem maior que o atual. Extra-oficialmente alguns contatos afirmam que o modelo terá distância entre-eixos na casa dos 2,50 metros, números ainda menores do que o da concorrência, mas que mesmo assim deverão significar mais espaço para as pernas dos ocupantes do banco no traseiro. No Palio o ganho de entre-eixos foi apenas de 5cm, que resultaram 10cm a mais para os ocupantes do banco traseiro.

A maior distância entre-eixos e de bitolas não beneficia apenas o espaço interno como também garante maior estabilidade e rodar mais suave. Comportamento que separa os carros médios dos compactos, mas que já tem sido aproveitado dentro da tendência de esticar os modelos menores. A impressão é confirmada por uma fonte que já dirigiu o novo Siena e atesta a evolução na qualidade de rodagem e de equilíbrio do conjunto. 

O Siena seguirá as mesmas laterais da nova geração do Palio, mas eles compartilham somente a porta dianteira, já que a traseira tem outro desenho. Na dianteira, o sedã terá faróis mais espichados, semelhantes aos do Idea e Bravo. O modelo contará com a grade convencional filetada e na parte que encontra com o capô haverá uma peça cromada para dar mais luxo.

Na traseira, as lanternas invadem a tampa como na geração atual, sendo que na parte inferior da tampa há um filete cromado. E as lanternas são maiores que as atuais e não seguem a linha que entra na tampa, pois são maiores e invadem a lateral em formato mais fino, lembrando um bico.  

O Fiat Siena será comercializado nas versões Attractive 1.4 EVO, Essence 1.6 16V E.torQ e Essence 1.6 16V E.torQ Dualogic. Especula-se ainda uma versão Essence 1.8 16V E.torQ. Por enquanto o modelo será fabricado somente em Betim, mas, ao longo deste ano a planta de Córdoba, na Argentina, será preparada para também produzir o modelo.

INTERIOR O do Siena terá algumas mudanças visuais em relação ao Palio como as novas saídas de ar centrais quadradas. Já as das extremidades são arredondadas, mas com os direcionadores de ar filetados. O restante do o conjunto é igual ao do Palio, exceto os cromados espalhados pelo painel para dar requinte ao modelo, como os presentes nos marcadores do quadro de instrumentos e nas molduras dos altos-falantes dos painéis de porta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário